Tempo de Laudo

Quanto tempo deve-se esperar pelo laudo anatomopatológico?

Primeiramente é importante informar que os exames anatomopatológicos não são automatizáveis por máquinas, como por exemplo o são os exames bioquímicos. Eles, ao contrário, são feitos individualmente e, a seguir, analisados ao microscópio um a um, por um médico anatomopatologista. Por isto eles não são liberados com a mesma rapidez de uma exame laboratorial bioquímico.

Em média, a grande maioria dos laudos anatomopatológicos ficam prontos em até 7 dias úteis a partir da data do encaminhamento do exame (especialmente da data real de entrada do exame no laboratório). Entretanto, casos especiais podem levar mais tempo para ficarem prontos e serão, via de regra, assinalados para o paciente, no momento da entrega do material.

Motivos para retardo na emissão do laudo:

1) Peças cirúrgicas grandes que necessitem maior período de fixação
2) Peças que necessitem descalcificação
3) Casos de complexidade diagnóstica
4) Pedidos de colorações especiais
5) Pesquisas de microorganismos
6) Demora na entrega do exame ao Laboratório.
7) Demora na liberação do exame pelo Plano de Saúde.

As razões acima são complicadas ainda mais em épocas de feriados prolongados.

O paciente ou médico requisitante poderá ser avisado em momento oportuno. Ligue e confirme se o resultado de seu exame já está pronto, antes de se dirigir ao Laboratório APC para retirá-lo. Para entender melhor estes prazos, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente (45 32233571).

ATENÇÃO: Sob demandas específicas os resultados podem ser liberados em tempo mais abreviado; alguns, como os citológicos podem ser feitos até no mesmo dia de entrada. Consulte-nos.

Gostaria de mais informações?