Exame de Revisão

O que é “Exame de Revisão” ?

O exame de revisão é um exame no qual o patologista emite uma segunda opinião sobre um laudo anatomopatológico ou citopatológico já anteriormente liberado.

Quando se pede?

Geralmente este exame é pedido pelo médico que acompanha o paciente quando há dúvidas sobre algum aspecto do diagnóstico anteriormente emitido, ou, simplesmente, porque este deseja ver confirmado o diagnóstico de seu paciente.

Há 2 situações:

1) A lâmina já está nos arquivos do Laboratório APC: o colega médico requere que as lâminas sejam reavaliadas, seja porque os achados anatomopatológicos estão em discordância com os achados clínicos, seja porque a evolução clínica do paciente trouxe novas dúvidas.

2) A lâmina foi confeccionada e diagnosticada em outro Laboratório de Anatomia Patológica: Neste caso o paciente ou membro de sua família deve trazer ao Laboratório APC a(s) lâminas original(is) sobre a qual (is) foi feito o diagnóstico ou trazer cópia das mesmas ou então os blocos de parafina a partir dos quais serão refeitas as lâminas no Laboratório APC.

2) (a) Alternativamente o material pode ser enviado pelo correio, tomando-se cuidado na devida embalagem para que não haja quebra.

É importante salientar que o paciente tem o direito de receber o material de sua biópsia para revisão.

Juntamente com o material de revisão devem ser enviados ao Lab APC o motivo da revisão, bem como detalhes clínicos. O Lab APC emite um laudo diagnóstico que poderá ser direcionado ao colega que inicialmente fez o diagnóstico, caso este envie endereço para tal.

Gostaria de mais informações?