Anatomia Patológica

O que é anatomia patológica?

É uma especialidade médica que estuda as doenças através de suas alterações nos mais variados tecidos e órgãos, retirados cirurgicamente. Consiste basicamente de duas etapas:

1) Macroscopia: exame minucioso da peça anatômica a olho nu, sem o uso de instrumentos
2) Microscopia: exame que utiliza um microscópio, aparelho que capacita o profissional para visibilizar células.

O médico anátomo-patologista estuda fragmentos retirados cirurgicamente do organismo, em vida, dos seres humanos (biópsias e peças cirúrgicas), bem como de células descamadas, materiais provenientes de punções aspirativas, lavados ou raspados que fornecem informações a respeito da arquitetura tecidual (citopatologia).

Para a formação de um Patologista é necessário que, após os seis anos da graduação na faculdade de Medicina, ele passe três anos em um programa de treinamento de residência médica, onde ele vai aprender cada uma das modalidades da Anatomia Patológica, bem como técnicas especiais: imuno-histoquímica, microscopia eletrônica, hibridização “in situ” etc.

Desta forma, o patologista que é o responsável pelo laboratório e pelo seu laudo anatomopatológico, também será co-responsável pelo seu diagnóstico e tratamento. Numerosos tratamentos dependem do resultado anatomopatológico.

Exames mais comuns realizados pelo laboratório de anatomia patológica

1) EXAMES CONVENCIONAIS de ANATOMIA PATOLÓGICA e CITOPATOLOGIA: Biópsia, Peças cirúrgicas, Punção-Biópsia, Raspados, “Imprints”

2) EXAMES PERIOPERATÓRIOS: Exames em congelação.

3) REVISÃO de CASOS: Lâminas previamente coradas ou blocos de parafina contendo material preservado para exame histológico.

4) BIÓPSIA com IMUNO-HISTOQUÍMICA.

5) BIÓPSIA com PESQUISA de AGENTES ESPECÍFICOS: Fungos, BAAR, inclusões virais, protozoários, P jiroveci (antigo P carinii), dentre outros.

6) PUNÇÃO BIÓPSIA: Punções-Biópsia de órgãos sólidos, massas tumorais, coleções císticas, dentre outras.

7) OUTROS TIPOS de EXAME: consulte-nos sobre exames específicos.

Gostaria de mais informações?