Orientações Gerais

Devido à importância e responsabilidade da análise anátomopatológica devemos ter um cuidado especial na coleta e preservação (fixação) do material, no acondicionamento, no envio e no preenchimento da requisição do exame ao Laboratório APC. Isto porque se trata de material biológico nobre, de re-coleta, às vezes, muito difícil e cujo resultado geralmente é motivo de grande ansiedade, seja para pacientes e familiares seja para o médico…
O que é “Exame de Revisão” ?      O exame de revisão é um exame no qual o patologista emite uma segunda opinião sobre um laudo anatomopatológico ou citopatológico já anteriormente liberado.      Quando se pede ?      Geralmente este exame é pedido pelo médico que acompanha o paciente quando há dúvidas sobre algum aspecto do diagnóstico anteriormente emitido, ou, simplesmente,…
O QUE É ANATOMIA PATOLÓGICA ?       É uma especialidade médica que estuda as doenças através de suas alterações nos mais variados tecidos e órgãos, retirados cirurgicamente. Consiste basicamente de duas etapas:       1) Macroscopia: exame minucioso da peça anatômica a olho nu, sem o uso de           instrumentos       2) Microscopia: exame que utiliza um microscópio, aparelho que capacita…
QUANTO TEMPO DEVE-SE ESPERAR PELO LAUDO ANATOMOPATOLÓGICO ?       Primeiramente é importante informar que os exames anatomopatológicos não são automatizáveis por máquinas, como por exemplo o são os exames bioquímicos. Eles, ao contrário, são feitos individualmente e, a seguir, analisados ao microscópio um a um, por um médico anatomopatologista. Por isto eles não são liberados com a mesma rapidez de…
O QUE É UM EXAME CITOPATOLÓGICO ?       Método utilizado para a análise morfológica que permite o estudo das alterações de células isoladas e/ou em pequenos grupos. As amostras podem ser obtidas por raspagem, descamação natural ou por aspiração.       O exame citopatológico dos líquidos (cavidades, lavados, urina) e secreções, destina-se quase que exclusivamente a pesquisa de células neoplásicas (cancerosas).…
O QUE É UM EXAME DE BIÓPSIA OU PEÇA CIRÚRGICA (PATOLOGIA CIRÚRGICA) ?       São exames feitos a partir da análise de fragmentos retirados de qualquer ser vivo. Estes fragmentos são incluídos em parafina para confecção de um preparado histológico padrão, corado pela hematoxilina-eosina. Para a visibilização utiliza-se um Microscópio Óptico, com aumentos que habitualmente variam entre 100 a 1000 vezes.       O…
O QUE É IMUNO-HISTOQUÍMICA ?         É um método diagnóstico complementar ao exame anatomopatológico, realizado em material de biópsia ou citologia. As técnicas de imuno-histoquímica (IHQ) detectam moléculas (antígenos) teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anátomo-patológicos e na investigação científica. MECANISMO ?       O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo (Ac primário) associado a diversos processos…
A biópsia por congelação é um exame realizado durante o ato cirúrgico, solicitado previamente pelo cirurgião, e que é necessário para orientar o andamento da cirurgia. O cirurgião retira um pequeno fragmento de tecido que deverá ser analisado e diagnosticado pelo patologista em poucos minutos. Pode ser utilizado para se determinar a natureza de uma lesão - tumor benigno, maligno…
A necropsia (necros = morto + scopion = observar) ou autopsia (auto= si próprio) é um procedimento médico que visa analisar as alterações orgânicas após a morte.       É subdividida em três tipos:       1) Necropsia médico-legal ou forense, que se destina           a   identificar o processo da morte em casos de violência           ou de causa duvidosa;       2) Verificação de…