Citologia cérvico-vaginal (1lâmina somente)

Método: Citopatológico.
Fixação e Transporte: preferencialmente álcool à 95%, abundante. Alternativa: “spray”.
Prazo de Liberação: consulte o Lab APC.
Requisitos fundamentais para a análise: Preenchimento de “Requisição de Exames” (contendo:  idade, D.U.M. e  achados clínicos relevantes (aspecto do colo, corrimento, cor, odor e características,  etc.); identificação clara do frasco com a amostra.
Instruções de Coleta: geralmente feita por profissional médico, mas pode ser por outro profissional da saúde

Orientação à paciente: não estar menstruada; abstinência sexual de  no mínimo 24 h antes da coleta; nas 48 h que antecedem o exame não usar cremes, óvulos ou duchas vaginais.
Identificação da lâmina: escrever com lápis preto  as iniciais da paciente na extremidade fosca da lâmina antes da coleta, acomodando-a na mesa para receber o material colhido na mesma face da parte fosca.
Coleta das amostras: a coleta é dupla, da ectocérvice e do canal cervical; as coletas são colhidas separadamente e colocadas em uma única lâmina. Coleta ectocervical: com espátula de Ayre fazer uma raspagem na mucosa ectocervical em movimento rotativo de 360°, estender o material na lâmina  com suave pressão. Coleta endocervical: utilize a escova de coleta endocervical. Recolha o material introduzindo a escova delicadamente no canal cervical  girando 360°, estender o material no restante da lâmina rolando a escova.
IMPORTANTE: deixar o frasco com fixador próximo à lâmina já identificada (com o nome da paciente escrito a lápis na parte fosca da lâmina); a fixação deve ser procedida imediatamente após a coleta, sem nenhuma espera.
FIXADOR:  “SPRAY”: verificar a validade e aplicá-lo a uma distância de 20 cm da lâmina IMEDIATAMENTE APÓS A COLETA (este procedimento não pode demorar mais que 40 segundos) e depois de aplicar o fixador deixar  a lâmina na posição horizontal até o fixador secar por completo.
FIXADOR: ALCÓOL 95 % – colocar a lâmina no frasco com álcool 95% imediatamente após a coleta  (fixador de melhor resultado).  Não retirar  a lâmina do álcool.  Enviar o frasco com álcool com a lâmina dentro para o laboratório para ser  corado e analisado.
OBS.: se o transporte do material não for possível com álcool, deixar a lâmina dentro do frasco com o álcool no mínimo 24 hora, deixar secar e depois enviá-la a seco.

Gostaria de mais informações?